Desde o momento de sua fundação, a Etnias Turismo e Cultura cria ações que promovem a sustentabilidade, a igualdade de gêneros e a maior qualidade de vida para as pessoas.
2. Roteiros Patrimoniais para Instituições Educacionais
3. Atendimento para Grupos
4. Translados
1. Consultoria com roteiro personalizado
Nosso serviço de consultoria no turismo inclui não somente informações sobre os destinos solicitados, mas também a elaboração de um roteiro personalizado de acordo com o seu perfil e estilo. Nesse serviço atuamos na busca de maior qualidade e logística para a sua experiência, além de podermos oferecer atrativos de maior interesse do nosso viajante/visitante. O valor abaixo corresponde a cada dia contratado.
Na compra de um dos nossos roteiros a consultoria e roteiro personalizado não são cobrados. Caso deseje esse serviço, adquira o nosso roteiro Rio Criativo.
Valor: R$ 50,00 (por dia)
2. Roteiros Patrimoniais para Instituições Educacionais
Turismo Pedagógico é uma atividade extraclasse que transforma o conteúdo teórico em sensações e experiências práticas, promovendo de forma dinâmica e experiencial, o conteúdo educacional teórico de sala de aula. A partir dessa perspectiva atuamos na história e na cultura in loco, ou seja, em campo para que alunos possam vivenciar no território-espaço a compreensão sobre trajetórias históricas.
Nos roteiros pedagógicos buscamos atender de forma diferenciada os seguintes grupos:
– Estudantes do ensino fundamental e médio.
– Alunos graduandos e seus professores acadêmicos.
– Professores em formação para a educação étnico raciais (Educação antirracista).
Em todas as propostas alinhamos o roteiro com o grupo e objetivo educacional, quando houver. Os roteiros propostos são desenvolvidos por educadores com licenciatura e experiência na educação. A narrativa é reeducativa e decolonial. Os Guias de Turismo também educadores tem o objetivo de contribuir para a compreensão etnico racial solicitada no currículo educacional por meio das leis 10639/03 e 11645/08 que incluem a história e cultura africana, afro-brasileira e indigena na Educação.
3. Atendimento para Grupos
Atendimento com cotação diferenciada para grupos acima de 11 pessoas.
Informe por meio do atendimento privativo a data do evento; quantidade de participantes; rota escolhida e objetivo do grupo. A partir da quantidade de pessoas, nossa equipe irá buscar a melhor cotação para a sua experiência cultural.
4. Translados
Translados para os seguintes destinos:
Aeroporto Nacional Santos Dumont para Centro / Zona Sul.
Centro / Zona Sul para o Aeroporto Nacional Santos Dumont.
Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (GIG) para Centro / Zona Sul.
Centro / Zona Sul para o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (GIG)
Centro / Zona Sul para Arraial do Cabo
Arraial do Cabo para Centro / Zona Sul
5. Compra de ingressos
6. Workshop Cultural de Dança Afro-brasileira (Samba - Funk - Orixás)
7. Workshop de Capoeira
8. Workshop de Percussão
5. Compra de ingressos
Compre ingressos dos atrativos culturais do Rio em um canal só. Solicite à nossa equipe ingressos com suas particularidades e descontos (Idosos; estudantes e crianças); ingressos de acesso rápido.
6. Workshop Cultural de Dança Afro-brasileira (Samba - Funk - Orixás)
Através de uma experiência única onde a dança é o elemento principal, você poderá vivenciar a influência africana em ritmos brasileiros que compõem muito da identidade nacional e da cultural de territórios sociais no Brasil. No Rio de Janeiro, o Samba Carioca traz no pé um swingue africano originário do ‘semba’ que hoje é conhecido internacionalmente através do Carnaval Carioca, considerado o maior espetáculo carnavalesco do mundo. O chamado Samba no Pé é uma atividade vivida por meninas, mulheres e homens passistas das favelas cariocas. Essa é a sua oportunidade de aprender os passos iniciais, a ginga e toda graciosidade dessas mulheres e rapazes que trazem o melhor do samba no pé do mundo.
O Funk originalmente surgiu nos Estados Unidos e foi importado para o Brasil desde os anos 80, onde foi criado o funk Carioca que discute questões sociais. Desde então, o Funk vem assumindo estilos e novas vivências entre os jovens, com a adoção de movimentos corporais que criam passos de danças únicos e relacionados a vida nas favelas Cariocas.
As danças oriundas de territórios africanos chegaram no Brasil a partir da diáspora africana devido à escravidão, que esteve presente por longos anos no Brasil. Essas danças não somente acontecem na África, mas também nos povos em sua dispersão no mundo, mostrando o quão histórias e culturas se ressignificam e tem se construído em territórios diversos no mundo, em especial na América do Sul.
No Rio, a dança afro é presente principalmente no Samba e no Jongo. Vivencie uma experiência única dançando um dos ritmos em sua visita ao Rio de Janeiro! Inclua o Samba, o Funk, o Jongo ou a dança dos Orixás em sua experiência cultural no Rio de Janeiro!
Inclui: Guia de Turismo
Não inclui: Alimentação e bebidas.
Duração: 1h30
7. Workshop de Capoeira
A Capoeira foi inventada no Brasil e é um dos maiores símbolos de resistência Afro-brasileira por mais de 2 séculos. Ela surgiu como resistência à violência na qual os escravizados eram submetidos nos tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos rápidos, a luta treinava os negros escravizados para as defesas contra os tratamentos brutais dos capitães do mato, que tinham como função capturar aqueles que fugissem da escravidão. Após a abolição da escravatura a Capoeira continuou a ser discriminada e perseguida, sendo anos mais tarde reconhecida e considerada parte do patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Conheça de perto a prática da dança que foi também uma estratégia na luta por liberdade no século 19 no Brasil e símbolo de resistência até os dias atuais.
Inclui: Guia de Turismo
Não inclui: Alimentação e bebidas.
Duração: 1h30
8. Workshop de Percussão
A percussão é um dos elementos musicais presentes na cultura Brasileira. Nosso workshop oferece aulas iniciais de percussão presentes no Samba das Escolas de Samba Carioca. Seja no tamborim ou no pandeiro, você pode conhecer de perto e treinar os primeiros toques que instrumentalizam os membros das escolas de samba cariocas.
Você conhece o circuito histórico-cultural que conta sobre a presença e legado afro-brasileiro na cidade do Rio de Janeiro? Você já ouviu falar sobre a Pequena África? A Pequena África do Rio de Janeiro A Pequena África do...